De virada, Barcelona vence clássico contra o Real Madrid e fica a dois pontos do título espanhol
No Estádio Olímpico Lluís Companys, os Blaugranas bateram o arquirrival pelo placar de 4 a 3, com show do brasileiro Raphinha

Dois pontos separam o Barcelona da conquista de seu 28º título espanhol. Neste domingo (11/05), os Blaugranas deram mais um o importantíssimo rumo à taça do Campeonato Espanhol da temporada 2024-25. Jogando no Estádio Olímpico Lluís Companys, o time comandado pelo alemão Hansi Flick venceu o clássico contra o Real Madrid, de virada, por 4 a 3, e aumentou a vantagem para o arquirrival.
Com os três pontos conquistados, o Barcelona chegou aos 82, abrindo sete de diferença para os merengues, que aparecem na vice-liderança, com 75 pontos ganhos. Restando três rodadas para o fim de La Liga, a definição do campeão pode acontecer já na quarta-feira (14/05). Se o Real Madrid não derrotar o Mallorca, os Blaugranas já serão matematicamente campeões.
Caso os merengues triunfem na quarta-feira (14/05), basta que o Barcelona faça sua parte na quinta-feira (15/05), no clássico contra o Espanyol, fora de casa, para soltar o grito de campeão. No primeiro turno, os Blaugranas venceram por 3 a 1, com dois gols de Dani Olmo e um de Raphinha. O confronto decisivo para o time de Hansi Flick acontecerá às 16h30 (de Brasília).
O jogo
A partida começou com o Real Madrid, que precisava da vitória para diminuir a desvantagem para o Barcelona para um ponto, indo para cima dos Blaugranas. Logo aos três minutos de jogo, Mbappé foi derrubado por Sczcesny, dentro da área, e a arbitragem assinalou a penalidade máxima a favor dos merengues. O próprio francês foi para a batida e não desperdiçou. 1 a 0 no placar.
Após o gol sofrido, o Barcelona chegou a rondar a área de Courtois, mas sem êxito. Do outro lado, Mbappé estava em um dia iluminado. Depois de receber um bonito e de três dedos de Vinícius Júnior, o camisa 9 saiu na cara de Sczcesny e só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes, ampliando a vantagem madridista para 2 a 0, com 14 minutos de partida.
Quatro minutos mais tarde, o Barcelona começou a sua reação. Após cobrança de escanteio de Ferrán Torres, Eric García apareceu sem marcação e testou firme, marcando o primeiro gol dos Blaugranas. Antes disso, Courtois já havia evitado o tento barcelonista em duas oportunidades. Na primeira, num chute de Lamine Yamal, de fora da área. Na sequência, Gerard Martín foi quem parou no goleiro belga.
A virada veio ainda no primeiro tempo, com dois gols muito próximos. Aos 31, Lamine Yamal recebeu na ponta direita e, de primeira, chutou colocado no canto. Sem chances para Courtois. 2 a 2. Dois minutos mais tarde, Raphinha marcou o terceiro. Pedri aproveitou um vacilo de Mbappé e Ceballos e lançou para o camisa 11 do Barcelona, que mandou rasteiro na saída do arqueiro madridista, virando o jogo.
O primeiro tempo ainda teve muita emoção. O Real Madrid chegou a ter um pênalti a seu favor e a marcar o terceiro. No entanto, os dois lances acabaram sendo anulados por impedimentos. O castigo veio com mais um gol do Barcelona. E mais um de Raphinha, eleito o melhor jogador da partida. O brasileiro se aproveitou de uma falha de Lucas Vázquez, tabelou com Ferrán Torres e fez o quarto.
Na etapa final, Mbappé foi às redes mais uma vez. Na marca de 24 minutos, o camisa 9 tabelou com Vinícius Júnior e, de pé esquerdo, mandou no gol de Sczcesny. Hat-trick do francês. Ainda deu tempo de cada equipe ter um gol anulado pelo VAR e do jovem Víctor Muñoz, que fazia sua estreia com a camisa do time principal do Real Madrid, perder um gol inacreditável. Assim, o El Clássico terminou em 4 a 3.
Recorde histórico
Pela primeira vez na história do El Clássico, um dos times venceu todos os jogos entre as equipes numa mesma temporada. Ao longo de 2024-25, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram em quatro oportunidades. Os Blaugranas venceram todas elas. Além das vitórias no Espanhol (4 a 0 e 4 a 3), os barcelonistas venceram na Supercopa da Espanha (5 a 2) e na final da Copa do Rei da Espanha (3 a 2).