.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
PODER

Lula dá sermão em ministros após vazamento contra Janja, na China

Lula se disse decepcionado com pessoas que, segundo ele, foram "escolhidas a dedo" e tiveram comportamento "desleal"

Lula e Xi Jinping com as primeiras-damas na China (Foto: Divulgação)
Lula e Xi Jinping com as primeiras-damas na China (Foto: Divulgação)

Durante o voo que trazia de volta a delegação brasileira que viajou para China, o presidente Lula deu um sermão nos ministros por causa do vazamento de uma conversa que ele a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping.

Segundo reportagem publicada na coluna , do jornal Folha de S. Paulo, Lula se mostrou inconformado e contrariado com as manchetes que detalhavam um diálogo no qual se mencionou a rede social TikTok, ocorrido durante um jantar reservado oferecido pelo líder chinês aos brasileiros.

Um dos presentes ao jantar relatou ao G1 que Janja “criou um climão”, e protagonizou “uma situação constrangedora” ao pedir a palavra para criticar a rede social. O presidente reagiu publicamente e disse que a versão é injusta pois quem levantou o tema foi ele. E que não houve nenhum climão no jantar.

Aos ministros, no voo de volta, Lula classificou como “inissível” o comportamento de pessoas “escolhidas a dedo”, que “quebraram a minha confiança atacando a minha mulher”.

“É uma deslealdade”, seguiu ainda o presidente, segundo um integrante da comitiva. Afirmou também que ataques a Janja o expõem e o atingem diretamente. E que um episódio como esse, em que alguém de sua total confiança ataca Janja, nunca poderia acontecer.

Sobre Lula, leia também