.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
MAUS-TRATOS

Menino autista de 8 anos é arrastado por funcionárias de clínica no DF

Criança faz tratamento três vezes por semana no local

Funcionárias de clínica foram flagradas arrastando criança (Foto: Reprodução)
Funcionárias de clínica foram flagradas arrastando criança (Foto: Reprodução)

Um menino de 8 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), foi arrastado por duas funcionárias de uma clínica especializada em Brasília, no Distrito Federal. O caso foi registrado como maus-tratos. As envolvidas, uma psicóloga de 26 anos e uma fisioterapeuta de 36, foram presas em flagrante, mas liberadas após pagarem fiança de R$ 3 mil cada.

Segundo relatos da mãe, o menino faz tratamento três vezes por semana na clínica Única Kids. Na quarta-feira (21), ele fugiu do local e atravessou uma rua movimentada. Ao ser encontrado, foi agarrado com força e arrastado pelas pernas para dentro do local. A ação foi registrada por câmeras de segurança.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu as duas mulheres em flagrante. Elas foram levadas à 5ª Delegacia de Polícia, mas foram liberadas após pagamento de fiança.

O Movimento Autistas Brasil emitiu nota repudiando a violência e alertando para falhas no atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A Única Kids emitiu um comunicado afirmando que as condutas foram “isoladas” e que medidas istrativas foram tomadas.

Comunicado

A Clínica ÚNICA SERVIÇOS MÉDICOS LTDA vem a público, com o espírito de transparência e respeito, prestar os seguintes esclarecimentos à mídia e à sociedade:

Na presente data, tomou conhecimento de que duas de nossas colaboradoras foram detidas em flagrante, sob a acusação de maus-tratos a um paciente.

Cumpre destacar que tais eventos correspondem a condutas isoladas, que não refletem os valores e o compromisso inabalável da Clínica com a ética, o cuidado humanizado e a excelência no atendimento aos nossos pacientes.

Gostaríamos de enfatizar que, desde o conhecimento dos fatos, medidas istrativas foram adotadas a fim de preservar a integridade e a confiança de nossa equipe, bem como auxiliar as autoridades responsáveis na elucidação dos fatos.

Por fim, a Clínica preserva o direito das profissionais envolvidas à ampla defesa e ao contraditório, em conformidade com os princípios fundamentais da justiça. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos e colocamo-nos à disposição para prestar quaisquer informações adicionais necessárias. Atenciosamente.