Polícia faz operação contra expansão de facção criminosa no DF e Entorno
Buscas aconteceram em Taguatinga, Ceilândia e Itapoã, no Distrito Federal, além de Valparaíso de Goiás e diversas celas

A Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma operação, nesta terça-feira (20), contra integrantes de uma facção criminosa que arquitetavam a expansão financeira e territorial no Distrito Federal e região do Entorno. Denominada Patrinus Malus – do latim, “padrinho do mal” -, a ação mobilizou cerca de 80 agentes de diferentes forças de segurança, que cumpriram 29 mandados de busca e apreensão.
As buscas aconteceram em Taguatinga, Ceilândia e Itapoã, no Distrito Federal, além de Valparaíso de Goiás e diversas celas no Complexo Penitenciário da Papuda, onde membros ligados à facção cumprem penas.
De acordo com a investigação, o grupo tinha uma estrutura para recrutar novos membros e proteger os interesses dos criminosos, além de estar envolvido em vários crimes e tentar controlar territórios. Um dos alvos da operação, já preso anteriormente, se apresentava como “padrinho” de novos membros.
A força-tarefa da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (Ficco-DF) é composta pela Polícia Federal, Polícia Penal Federal (SENAPEN), Polícia Penal do DF (PPDF), Polícia Civil (PCDF) e Polícia Militar (PMDF), e integra o Plano Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.