.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
ATUALIZAÇÃO

Siamesas de Manaus estão com quadro de saúde grave e respiram com ajuda de aparelhos

Elas estão estáveis e sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hecad

Siamesas de Manaus estão com quadro de saúde grave e respiram com ajuda de aparelhos
Siamesas de Manaus estão com quadro de saúde grave e respiram com ajuda de aparelhos (Foto: Thauann Sales - SES-GO)

As gêmeas siamesas de Manaus, Eliza e Yasmin, unidas pelo tórax e pelo abdômen, e que aram por cirurgia de separação na terça-feira (13), estão em quadro grave e respiram com ajuda de aparelhos. A informação é do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), nesta quarta-feira (14). Elas estão estáveis e sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Elas nasceram em Manaus há pouco mais de um mês, mas vieram para Goiânia para a cirurgia. Inicialmente, elas ariam pelo procedimento após os três meses de vida, quando teriam mais peso, força e imunidade. A decisão de antecipação, contudo, ocorreu após avaliação médica indicar que o comprometimento respiratório de uma delas estava sobrecarregando o coração da outra. O médico Zacharias Calil coordenou a separação.

Conforme o Hecad, Eliza e Yasmin respiram por ventilação mecânica. Elas estão sob sedativos que as ajudam a se recuperar e também para não sentirem dores nos primeiros dias após a cirurgia.

A cirurgia, que começou na manhã de terça-feira, durou cerca de 5 horas e foi concluída às 13h02. O procedimento incluiu a separação do fígado e a reconstrução das estruturas abdominais das pacientes.

Conforme o Hecad, ainda na terça, o caso é considerado de alta complexidade devido à idade das pacientes, que nasceram em 9 de abril, e ao compartilhamento de estruturas abdominais. “Embora a separação tenha sido realizada com êxito, o pós-operatório exige cuidados intensivos e vigilância contínua, dessa forma, as meninas seguem assistidas 24 horas por uma equipe altamente especializada.”

Nota do Hecad sobre as siamesas desta quarta-feira:

“O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que as gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após a cirurgia de separação realizada nesta terça-feira (13).

As pacientes permanecem em observação, com quadro grave, em uso de ventilação mecânica e dieta zero. Ambas mantêm estabilidade clínica com e de drogas vasoativas e seguem sob cuidados intensivos de equipe multiprofissional especializada, garantindo todos os cuidados necessários para a recuperação.”

Gêmeas antes da cirurgia (Foto: Thauann Sales – Hecad)

Siamesas Kiraz e Aruna

As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, que foram separadas no fim de semana em cirurgia que durou 19h com 16 especialistas, também possuem quadro grave. Confira atualização do Hecad:

“O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que as pacientes Kiraz e Aruna seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, porém estável, dentro do que é esperado para o momento pós-operatório.

As gêmeas permanecem em observação contínua, em uso de ventilação mecânica, com dieta zero e sem piora clínica até o momento.

A equipe multiprofissional segue acompanhando a evolução das pacientes de forma rigorosa, garantindo todos os cuidados necessários para a recuperação.”