.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Após declarações de Kajuru, Vanderlan rejeita alinhamento com Lula

Senador também defendeu chapa presidencial entre Caiado e Ratinho Jr

Vanderlan Cardoso afasta eventual alinhamento com Lula e o PT (Foto: Agência Senado)

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) rejeitou qualquer alinhamento com o PT após ser citado por Jorge Kajuru (PSB) como favorecido pelo governo federal por manter influência sobre a Codevasf em Goiás. “Nosso alinhamento natural é com a reeleição de Daniel Vilela [do MDB], que assume no próximo ano, e não com o PT”, afirmou Vanderlan após questionamentos feitos pela coluna Domingos Ketelbey do Mais Goiás.

A declaração de Vanderlan ocorre após Kajuru usar a tribuna do Senado para demonstrar frustração com o Palácio do Planalto. Vice-líder do governo Lula no Congresso, Kajuru disse que, mesmo sendo aliado do presidente, conseguiu viabilizar apenas 76 máquinas para municípios goianos, enquanto Vanderlan, que “votou contra o Lula na maioria das vezes”, teria conseguido mais de duas mil por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A estatal é liderada desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Abelardo Vaz, aliado de Cardoso.

O senador do PSD tratou a fala de Kajuru como um reconhecimento indireto do seu trabalho e destacou que os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares de sua autoria. “Todos os parlamentares têm o ao mesmo volume de recursos. A diferença está na forma como esses recursos são usados”, afirmou. “O processo é simples: indicamos os recursos, a Codevasf realiza a compra e a entrega dos equipamentos.”

Vanderlan também frisou seu perfil municipalista e relembrou sua experiência como ex-prefeito. Disse que direciona investimentos especialmente à agricultura familiar, aos assentamentos e à infraestrutura das cidades do interior. “Em vez de reclamar do que os outros fazem, acredito que o melhor caminho é fazer ainda mais e entregar resultados concretos para a população”, alfinetou.

No plano nacional, Vanderlan reafirmou que seu partido tem o governador do Paraná, Ratinho Junior, como pré-candidato à Presidência da República. Ele também defendeu uma eventual composição com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que já colocou seu nome como presidenciável. E ainda estimulou uma aliança entre o pessedista e o União Brasil. “Ter Caiado e Ratinho, ou Ratinho e Caiado, juntos, será um grande ganho para o Brasil”, salientou.