.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Câmara publica exoneração de Kowalsky Ribeiro e chefe de gabinete de Novandir

Os dois afastamentos têm efeito imediato

Câmeras registraram momento em que Kowalsky, com uma arma na cintura, discute com chefe de gabinete do vereador sargento Novandir (MDB) (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia oficializou nesta quarta-feira (14) as exonerações do procurador-geral da Casa, Kowalsky Ribeiro, e do chefe de gabinete do vereador Sargento Novandir (MDB), Divino Sérgio Dorneles. Os atos foram assinados pela mesa diretora e publicados no Diário Oficial do Município (DOM).

Ambas as exonerações foram registradas “a pedido”, o que confirma o desfecho acordado nos bastidores entre vereadores e o presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), para encerrar a crise que dominava o ambiente político desde o episódio ocorrido no dia 5 de maio, quando Kowalsky Ribeiro discutiu de forma acalorada com assessores de Novandir dentro do prédio da Câmara.

Kowalsky Ribeiro foi exonerado do cargo comissionado de Procurador-Geral, enquanto Dorneles deixa o cargo de Assessor Chefe de Gabinete do vereador sargento Novandir. Os dois afastamentos têm efeito imediato.

LEIA TAMBEM: Kowalsky Ribeiro acusa “armação” e pede medida protetiva contra vereador Sargento Novandir
NÃO DEIXE DE LER: Kowalsky Ribeiro deixa o cargo após crise com assessor de vereador

O episódio ganhou ampla repercussão após imagens mostrarem Kowalsky Ribeiro armado nas dependências da Câmara, o que viola uma resolução de 2022 que proíbe o porte de arma por vereadores e servidores no exercício de suas funções, exceto em casos de segurança institucional.

Em carta aberta divulgada no dia em que pediu exoneração, Kowalsky Ribeiro afirmou que sua saída foi voluntária e motivada pela necessidade de garantir isenção nas apurações internas. Já Novandir, durante sessão plenária, subiu à tribuna com colete à prova de balas e apresentou uma lista com 24 ocorrências policiais atribuídas ao agora ex-procurador.