Restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza prevê servir 15 mil pratos
Foram adquiridas para o evento 25 vacas, 2,5 toneladas de frango e 4 toneladas de molho de tomate

O restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, o Cantina da Nonna, prevê vender mais de 15 mil pratos entre 16 opções no cardápio. Ao todo, cerca de 250 pessoas atuarão na cozinha do estabelecimento para a 19ª edição da festa, que acontece entre os dias 5 e 8 de junho na cidade mais italiana de Goiás.
Conforme a chef de cozinha e responsável pelo local, Vânia Alves, foram adquiridas para o evento, entre outros ingredientes, 25 vacas, 2,5 toneladas de frango e 4 toneladas de molho de tomate. “Ao lado da carbonara, da polenta frita e da bolonhesa, a porpeta é um dos pratos mais pedidos, e precisamos nos antecipar muito para fazer as milhares de pelotas de carne”, diz e completa: “As carnes são cortadas, temperadas, porcionadas e congeladas agora, pois não teríamos tempo hábil para desossar, moer e cozinhar as pelotas no dia. Todo o restante é fresco. O macarrão é cozido no dia e os molhos também preparados na hora.”
Coordenadora do Festival Italiano de Nova Veneza, Maria do Carmo Basílio explica que, neste ano, também foi preciso aumentar a quantidade de fubá, ingrediente principal da polenta frita. “A polenta frita é a nossa batata frita. É um dos pratos que mais sai. No ano ado, o fubá acabou antes do festival terminar, no domingo, e teve gente que ficou sem. Então, para este ano, aumentamos a compra e adquirimos quase 1 tonelada. Vai ter para todo mundo.”
No ano ado, mais de 130 mil pessoas aram pela cidade nos quatro dias de festa, conforme a prefeitura. Foi o maior público do festival, tradição no município com a maior concentração de descendentes italianos na região Centro-Oeste. Além disso, pelo menos 3,5 mil moradores trabalham na festa todos os anos. Junto da gastronomia, carro chefe do evento, os dias contam com shows culturais e musicais, danças típicas, artesanato, bebidas e o famoso baile de máscaras. Em 2025, o tema será Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em português).
Tradição em Nova Veneza
Os primeiros imigrantes chegaram ao município há 113 anos, no ano de 1912, e influenciaram significativamente o desenvolvimento local, deixando uma marca profunda em sua cultura. Nova Veneza, que tem cerca de 10 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 60% deles descendentes, é reconhecida como a Capital Italiana de Goiás desde 2023 por meio de uma lei estadual.