.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
redes sociais

Casal de Catalão viraliza com vídeos sobre caminhoneiros e motoristas de ônibus

Na visão do casal, motoristas de caminhão e de ônibus sofrem discriminação de forma injusta. Edânio e Analídia fazem sucesso nas redes

Edânio mostra rotina de motoristas de caminhão e de ônibus (Foto: Reprodução)
Edânio mostra rotina de motoristas de caminhão e de ônibus (Foto: Reprodução)

O casal Analídia Marques e Edânio José Marques, que vive em Catalão, decidiu em março de 2024 começar a produzir vídeos que mostrassem a rotina de motoristas profissionais, sejam eles de caminhão ou de ônibus. Pouco mais de um ano depois, o reconhecimento já veio: são quase 500 mil seguidores no Tik Tok, quase 300 mil no Instagram, a mesma quantidade no Facebook e 152 mil inscritos no Youtube.

O Mais Goiás conversou com Edânio neste domingo (18). Ele é motorista profissional e há quatro anos conseguiu adquirir o próprio ônibus, depois de idas e vindas na carreira. “Sempre sonhei ser motorista e ter o meu próprio veículo, mas não tinha dinheiro para comprar. Montei uma loja de calçados, fiquei dois anos com ela, vendi fiado demais e quebrei. Depois consegui outro emprego na Transduarte, reuni dinheiro e realizei o meu sonho”, conta Edânio.

Hoje, o rapaz conduz excursões turísticas pelo país afora e, sempre que dá, leva Analídia e os filhos junto. No mês que vem, ele será o motorista de uma excursão que vai para o Guarujá, no litorial paulista, e a família vai acompanhá-lo. “Consigo levá-los três ou quatro vezes por ano. Não fico longe deles”.

Edânio afirma que a ideia de criar o perfil “Nana e Dandan” e produzir conteúdo sobre a vida dos motoristas nasceu da percepção de que a profissão enfrenta estereótipos negativos: “Estou sempre acompanhando a trajetória dos caminhoneiros e vendo a discriminação que eles sofrem. A gente resolveu homenagear os motoristas de transporte para mostrar que são pais de família e pessoas sérias”.

Edânio nasceu e foi criado na zona rural de Catalão, e a esposa Analídia é natural do município de Guarda-Mor, no interior de Minas Gerais. Há 13 anos eles vivem na cidade de Catalão e têm três filhos.

Confira um dos vídeos deles