Quem matou Arturzinho? Veja o que acontece no final da novela ‘Tieta’
Vários personagens morrem no último capítulo

Quem matou Arturzinho? E o que acontece no final da novela ‘Tieta’? Essas são as perguntas que os fãs da trama têm feito com o fim da reprise se aproximando. O último capítulo de Tieta será exibido na próxima sexta-feira (16) no Vale a Pena Ver de Novo, e promete fortes emoções e revelações. Entre elas, o mistério por trás da morte de Arturzinho (Marcos Paulo), que será finalmente esclarecido.
Quem matou Arturzinho?
No capítulo que foi ao ar na última sexta-feira (9), Arturzinho foi assassinado a tiros e encontrado morto na prefeitura de Santana do Agreste, abalando toda a cidade. A revelação sobre o autor do crime vem como uma bomba: o responsável é o próprio pai de Arturzinho, o coronel Artur Tapitanga (Ary Fontoura). O coronel descobriu que o filho havia matado a própria mãe e, tomado pela raiva e pelo desejo de justiça, cometeu o assassinato.
- As 12 piores novelas de todos os tempos
A reviravolta não para por aí. Nos desdobramentos finais da novela, Tapitanga é salvo da prisão por Filó (Cristina Galvão), que impõe uma condição inusitada: ele só ficará em liberdade se se casar com ela. Assim, ela assume o comando da fazenda como a nova a.
O que acontece no final da novela Tieta?
Outro momento marcante do desfecho de Tieta acontece na missa de sétimo dia de Arturzinho, quando Perpétua (Joana Fomm), ainda obcecada por destruir a irmã, tenta expor Tieta (Betty Faria), revelando o ado dela como dona de um bordel em São Paulo. No entanto, os documentos que comprovariam a história acabam pegando fogo. Descontrolada, Perpétua ataca a irmã e tem a peruca arrancada, revelando a todos que é careca. Após o escândalo, ela foge e desaparece misteriosamente, depois de ter uma visão do falecido marido.
- TBT: Importante e polêmica, novela Laços de Família completa 20 anos
Com o sumiço da vilã, Tieta decide acabar com os segredos e abre a famosa caixa branca de Perpétua, onde, ao que tudo indica, estavam guardadas as partes íntimas do major. Depois disso, a protagonista revela a Osnar (José Mayer) que tudo que Perpétua disse sobre seu ado era verdade. O romance dos dois termina, já que ele se recusa a ir viver em São Paulo. Sozinha, Tieta deixa Santana do Agreste, desistindo da vingança.
Final de outros personagens de Tieta
Enquanto isso, os outros personagens também têm seus desfechos: Osnar reata com Carol (Luiza Tomé), Modesto Pires (Armando Bógus) volta com Aída (Bete Mendes) e leva uma nova amante para Mangue Sangue. Amorzinho (Lília Cabral) desiste do casamento com Amintas (Roberto Bonfim), e Marcolino (Otávio Augusto) realiza o sonho de Juraci (Ana Lúcia Torre) ao ar a noite com ela na cama redonda de Carol.
- Maiara e Maraisa ajudam Globo em novela sobre o universo sertanejo
Carmosina (Arlete Salles) tem uma filha e faz as pazes com Gladstone (Paulo José), que implora por perdão. Já Dário (Flávio Galvão) envia uma carta contando que suas duas mulheres estão grávidas. No fim, Imaculada (Luciana Braga) e Ricardo (Cássio Gabus Mendes) se casam, e Leonora (Lídia Brondi) reaparece grávida, ao lado de Ascânio (Reginaldo Faria), na inauguração do complexo turístico da cidade.
Cena final da novela
No grand finale, todos se reúnem para a estreia do circo de Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira), com a presença ilustre de Tieta, que retorna brevemente à cidade. A cena final traz uma tempestade de areia vinda de Mangue Seco, soterrando completamente Santana do Agreste, deixando no ar que todos os moradores foram tragados. A novela termina com a imagem do véu de Tieta voando em Mangue Seco e o letreiro anunciando: “Fim”.
Na semana seguinte, a Globo começa a exibir A Viagem, clássico de 1994, na faixa de reprises. Mas até lá, o público ainda vai ter tempo de se emocionar com os últimos momentos dessa trama inesquecível.
- Os bastidores da novela A Viagem: cartas psicografadas, crianças assustadas e ‘noites sem paz’