Alvo do Real Madrid para substituir Ancelotti, Xabi Alonso anuncia saída do Bayer Leverkusen
O espanhol deixará o comando do time alemão após o fim da atual temporada

Principal nome cotado para assumir o comando técnico do Real Madrid após a iminente saída de Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, o espanhol Xabi Alonso, de 43 anos, anunciou que deixará o Bayer Leverkusen, da Alemanha, ao final da temporada. O espanhol está no cargo desde 2022-23. De lá pra cá, conquistou três títulos pelos Leões, sendo dois de forma inédita.
Ex-jogador do Real Madrid, pelo qual foi campeão da Liga dos Campeões, em 2014, Xabi Alonso se aposentou em 2017, vestindo a camisa do Bayern de Munique. Sua trajetória como treinador teve início no ano seguinte, quando assumiu o time sub-15 dos merengues. Seu primeiro time profissional foi Real Sociedad B, também da Espanha.
No clube alemão, foi campeão, de forma invicta, do Campeonato Alemão, na temporada ada, quebrando uma sequência de 11 títulos consecutivos do Bayern de Munique. Além disso, em 2023-24 também faturou a Copa da Alemanha e foi vice-campeão da Liga Europa. Já em 2024-25, levantou a taça da Supercopa da Alemanha.
Na atual temporada, não conseguiu repetir o desempenho que teve quando foi campeão. Mesmo assim, levou o Leverkusen à segunda colocação, perdendo o título justamente para o Bayern de Munique. Até aqui, são 28 vitórias nos 48 jogos do time na temporada. Nas duas últimas rodadas da Bundesliga, os Leões encaram o Borussia Dortmund e o Mainz.