Aos 46 anos, Manny Pacquiao anuncia fim da aposentadoria e retorno ao boxe para disputa de título mundial: ‘Fazer história’
Filipino se dedicou à carreira política nos últimos anos

POR O GLOBO – O boxeador filipino Manny Pacquiao, de 46 anos, anunciou nesta quarta-feira seu retorno aos ringues para enfrentar o atual campeão dos meio-médios do Conselho Mundial de Boxe (CMB), Mario Barrios, em uma luta marcada para o dia 19 de julho no MGM Grand, em Las Vegas.
Pacquiao, que se aposentou em 2021 após uma derrota para Yordenis Ugás, retorna após quatro anos longe das competições profissionais. Durante esse período, o pugilista se dedicou à carreira política nas Filipinas, atuando como senador entre 2016 e 2022 e chegando a concorrer à presidência em 2022.
O anúncio do retorno foi feito pelo próprio Pacquiao em suas redes sociais, onde escreveu: “Estou de volta. Em 19 de julho, retorno ao ringue para enfrentar o campeão dos meio-médios do CMB, Mario Barrios, no MGM Grand em Las Vegas. Vamos fazer história!”
Com um histórico de 62 vitórias (39 por nocaute), 8 derrotas e 2 empates, Pacquiao é o único boxeador a conquistar títulos mundiais em oito categorias diferentes. Em 2019, aos 40 anos, tornou-se o campeão mundial dos meio-médios mais velho da história.
Seu adversário, Mario Barrios, de 30 anos, possui um cartel de 29 vitórias (18 por nocaute), 2 derrotas e 1 empate. Barrios conquistou o título após a saída de Terence Crawford da categoria e, em sua última luta, empatou com Abel Ramos em novembro de 2024.