.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
POLÊMICA

Árbitro escolhido para apitar final da Liga Europa foi investigado por manipulação de resultados

A grande final da Liga Europa 2025 será realizada no dia 21 de maio, entre Manchester United e Tottenham, no estádio San Mamés, em Bilbao

O alemão Felix Zwayer irã apitar a final da Liga Europa. Foto: Divulgação

Por O Globo: A Uefa anunciou que o árbitro alemão Felix Zwayer será o responsável por apitar a final da Liga Europa de 2025, marcada para o dia 21 de maio, entre Manchester United e Tottenham Hotspur, no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha. A nomeação reacende debates sobre a integridade no futebol europeu, devido o ado do árbitro com manipulação de resultados.

Em 2005, Zwayer, segundo o jornal inglês The Sun, foi suspenso por seis meses após itir ter aceitado um suborno de €300 (aproximadamente R$ 1.800) para influenciar o resultado de uma partida da segunda divisão alemã. O escândalo envolveu também o árbitro Robert Hoyzer, que foi banido do futebol e condenado à prisão por colaborar com uma quadrilha de apostas ilegais.

A participação de Zwayer no esquema gerou críticas persistentes ao longo de sua carreira. Desde então, reconstruiu sua trajetória, tornando-se árbitro internacional em 2012 e integrando o quadro de elite da Uefa.

Recentemente, esteve à frente da semifinal da Euro 2024 entre Inglaterra e Holanda e da semifinal da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e Arsenal, esta última marcada por uma decisão polêmica de pênalti que gerou críticas dos torcedores do clube inglês.

Para a decisão em Bilbao, Zwayer será auxiliado pelos compatriotas Robert Kempter e Christian Dietz. O italiano Maurizio Mariani atuará como quarto árbitro, enquanto o alemão Bastian Dankert será o responsável pelo VAR. O espanhol Carlos del Cerro Grande também integrará a equipe de arbitragem como assistente de VAR.