Com a participação de Atlético, Goiás e Vila Nova, LFU emite nota declarando apoio a Reinaldo Carneiro Bastos
A candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol tem o apoio da maioria dos clubes das Séries A e B

A Liga Forte União (LFU), associação futebolística que conta com Atlético, Goiás e Vila Nova como integrantes, emitiu uma nota oficial em suas redes sociais para apoiar a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (CBF), à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento tem a aprovação da maioria dos clubes da entidade.
No documento, a LFU cita que o futebol brasileiro vem perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo. A associação, que afirma que os times foram ignorados no processo de construção de uma candidatura à presidência da CBF, diz que várias coisas estão em falta na entidade máxima do futebol brasileiro: “Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes”.
Durante reunião entre dirigentes dos clubes da LFU e da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), na manhã deste sábado (17/05), foi lembrado que Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol e um dos potenciais candidatos à presidência da CBF, não procurou os times para buscar uma união, diferentemente de Reinaldo Carneiro. Desta forma, as equipes entendem que o mandatário da FPF é o mais ideal para assumir o cargo.
Além disso, roraimense enfrenta rejeição de vários clubes, principalmente da Série A, pelo fato de presidir uma federação com pequena relevância no cenário do futebol brasileiro. Dos 40 times das Séries A e B, apenas oito não am a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo, no bloco da Libra, e Botafogo, Vasco e Athletic, pela LFU.
Confira a nota oficial emitida pela LFU:
SEM CLUBE NÃO EXISTE FUTEBOL.
O futebol brasileiro precisa virar o jogo.
Estamos perdendo todas as partidas que acontecem fora do campo.
Falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito. E falta o principal: o protagonismo dos Clubes.
Afastados, banidos e impugnados nenhum dos últimos 5 Presidentes da CBF terminou seu mandato.
Após uma decisão judicial proferida na última quinta-feira, foi designada – em apenas 24 horas – uma nova eleição na CBF, com prazo de quatro dias para registro de chapa. E mais, o pleito foi agendado para um domingo, dia de rodada do Campeonato Brasileiro.
Ora, mais uma vez o pensamento não é sobre o futebol. O jogo é outro: impedir que os clubes, aqueles que realmente carregam os milhões de brasileiros aos estádios, geram as audiências, reunem as famílias em torno das partidas, garantem a estabilidade profissional de milhares de atletas e profissionais, atraem os bilhões de reais de marcas, investidores e veículos, e promovem a maior paixão deste país, sejam os legítimos e verdadeiros protagonistas das decisões.
Não há mudança sem ação.
Por isso, nesse momento, os Clubes brasileiros, já unidos na missão da criação da sua Liga, reunem-se em torno do apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo.
O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós. E estaremos todos juntos, no mesmo campo, apoiando e exigindo um processo transparente, digno e responsável.
Os Clubes estão em campo. Por um novo futebol no Brasil.