De volta ao automobilismo brasileiro, Hélio Castroneves vai disputar a Stock Car em 2025
Quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e um dos maiores pilotos da história do automobilismo nacional, Helinho conciliará suas novas atividades no Brasil com as dos Estados Unidos

Hélio Castroneves está de volta ao cenário do esporte a motor brasileiro e vai disputar a Stock Car Pro Series em 2025. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (29/04) e traz ainda mais peso ao estelar grid da mais importante categoria do país. Aos 49 anos e com uma carreira que fala por si, Helinho vai correr com a RTR Sport Team, equipe que fará sua estreia na Stock Car, e vai pilotar o Chevrolet Tracker nesta sua mais nova empreitada na carreira.
A última vez que Castroneves disputou uma temporada no seu país natal foi em 1994, há 31 anos, portanto, quando competiu na Fórmula 3 Brasil e terminou como vice-campeão. Daí em diante, Helinho trilhou caminho internacional primeiramente na Europa, e, a partir de 1996, seguiu para os Estados Unidos, onde se consolidou como um dos pilotos mais vitoriosos no seu tempo, com destaque para as quatro vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002, 2009 e 2021), além de triunfar em três oportunidades nas 24 Horas de Daytona (2021, 2022 e 2023) e levantar o título do IMSA SportsCar, em 2020.
Sua primeira experiência na Stock Car Pro Series aconteceu em 2012, quando correu como convidado da Shell Racing na Corrida do Milhão e acelerou o Peugeot 408 Sedan #3 em Interlagos, finalizando em 14º lugar. Agora, Castroneves retorna ao automobilismo brasileiro consagrado e, em meio a grandes nomes do grid, mostra que ainda tem muita lenha pra queimar na sequência da sua trajetória nas pistas.
“Estou muito feliz com o convite que o Lincoln Oliveira (CEO da Vicar) me fez e não pensei duas vezes na hora de aceitar, pois sou muito fã da categoria, principalmente agora que o desafio é redobrado com a entrada do inédito conceito SUV. Não vejo a hora de entrar na pista de Interlagos, que tanto amo, com meu Chevrolet Tracker”, revelou Castroneves, que manterá nos Estados Unidos suas obrigações como sócio da Meyer Shank Racing, que compete na Indy e no IMSA, e também como piloto nas 500 Milhas de Indianápolis.
Nesta temporada, que marca a abertura de uma nova era com a revolução da Stock Car e a chegada da geração de carros SUV, Castroneves vai competir com a RTR Sport Team. A equipe é baseada em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo, e comandada pelo empresário Maique Papareli. Desde a metade de 2022, compete na Stock Light. Desta forma, 2025 marca também a ascensão da RTR ao nível da principal categoria do automobilismo nacional ao lado de um dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos.