.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
Esclareceu!

Renato Paiva explica gesto após gol da vitória, mas pode ser punido pela Conmebol

Apesar da explicação sobre o motivo da comemoração, o treinador pode ser punido pela Conmebol

Renato paiva esclarece polêmica, mas pode ser punido
Foto: Reprodução Tv Globo

O técnico Renato Paiva, do Botafogo, se envolveu em uma situação polêmica durante a vitória por 3 a 2 sobre o Estudiantes, na Libertadores, na noite desta quarta-feira (14/5). Após o gol decisivo de Artur, o treinador foi flagrado fazendo um gesto com o dedo do meio, que rapidamente repercutiu nas redes sociais. Em coletiva após a partida, Paiva explicou que o gesto não foi direcionado à torcida ou ao adversário, mas sim a integrantes de sua própria comissão técnica, com quem havia discutido sobre a permanência do atacante em campo.

De acordo com o treinador, houve um debate acalorado sobre a substituição de Artur, que estava desgastado fisicamente. “Era um pedido constante para tirar o Artur, mas eu sentia que ele ainda podia decidir o jogo. Quando ele marcou, fiz o gesto à moda portuguesa para o meu colega de comissão”, esclareceu Paiva, que também destacou seu histórico disciplinar limpo ao longo de 23 anos de carreira.

Paiva ainda fez questão de exaltar a torcida alvinegra e rechaçou qualquer interpretação de desrespeito. “Seria impensável direcionar isso à torcida, especialmente depois do espetáculo que eles proporcionaram no Nilton Santos. Foram 90 minutos de apoio incondicional. Só se eu fosse estúpido”, concluiu o treinador, minimizando o episódio e pedindo que não fossem criadas teorias sobre o ocorrido.

De acordo com o jornal O Globo, o gesto de Renato Paiva pode ser interpretado como uma infração ao código de conduta da Conmebol, com base no parágrafo 2º do artigo 7º do Regulamento Geral de Competições (RGC). Com isso, a entidade teria respaldo para aplicar uma punição ao treinador.