Vaticano atualiza sobre saúde do Papa Francisco: ‘noite tranquila’ e mantém repouso
Cardial está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, de Roma

O Papa Francisco ou uma “noite tranquila” e segue em repouso, informou o Vaticano neste sábado (1/3). O Pontífice, que está internado no hospital Gemelli de Roma, enfrentou uma crise de broncoespasmo na sexta-feira (28/2), que resultou em um episódio de vômito com inalação e agravamento respiratório. Segundo o boletim médico, o Papa foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, apresentando boa resposta nas trocas gasosas.
O Vaticano relatou que, ao longo da manhã deste sábado, o Papa alternou entre sessões de fisioterapia respiratória e momentos de oração na capela, onde também recebeu a Eucaristia. Apesar da recuperação progressiva, os médicos alertam que é necessário aguardar entre 24 e 48 horas para avaliar com mais precisão os efeitos dessa crise.
Embora o estado do Papa tenha sido descrito como “não crítico”, o prognóstico continua sendo “reservado”, o que significa que os médicos ainda não podem prever o curso exato da recuperação, dado o quadro clínico imprevisível. A expressão é comumente usada quando a situação de um paciente não oferece sinais claros de melhora ou piora imediata.
O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado no dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia dupla. Sua condição gerou apreensão especialmente após o agravamento no último fim de semana, quando ele sofreu um ataque de asma grave e foi necessário realizar uma transfusão de sangue.