.wp-block-co-authors-plus-coauthors.is-layout-flow [class*=wp-block-co-authors-plus]{display:inline}
CRISE NO PLANALTO

Após denúncias de fraude no INSS, Lula empossa novo ministro da Previdência

Petista nomeou Wolney Queiroz e manteve comando do PDT na pasta

Lula ao lado de Wolney Queiroz, nomeado novo ministro da Previdência Social (Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou no começo da noite desta sexta-feira (2) o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), após a saída de Carlos Lupi em meio a investigações de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A cerimônia de posse foi informal e realizada no próprio gabinete presidencial, com registro nas redes sociais do chefe do Executivo.

“Assinei agora há pouco a nomeação e posse do novo ministro da Previdência Social, @wolneyqueiroz, em encontro com a participação da ministra de Relações Institucionais, @gleisihoffmann”, escreveu Lula numa rede social.

LEIA TAMBÉM: Lupi deve entregar o cargo de ministro da Previdência, após crise no INSS

Wolney, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta, agradeceu publicamente ao presidente. “Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil”, declarou, em publicação no Instagram.

Ex-deputado federal por Pernambuco e dirigente nacional do PDT, Wolney era o número dois na hierarquia da Previdência e vinha atuando diretamente na articulação de medidas do ministério.

Ele assume a titularidade em meio à crise provocada por denúncias de irregularidades no sistema de descontos em aposentadorias e pensões do INSS, que culminaram no pedido de demissão de Carlos Lupi ainda nesta sexta-feira do ministério da Previdência.

A troca no comando da pasta mantém o PDT à frente do ministério, apesar do desgaste político. Carlos Lupi, que presidia a sigla, havia assumido a Previdência em 2023 como parte do arranjo político que garantiu apoio do partido ao governo Lula.